Ibovespa
122.102,15 pts
(0,75%)
Dólar comercial
R$ 6,07
(-0,81%)
Dólar turismo
R$ 6,30
(-1,06%)
Euro
R$ 6,34
(-0,04%)

Mercedes-Benz desenvolve versão 8x4 do Axor para o transporte de madeira

Novo veículo nasceu a partir de uma demanda da Breda Logística e conta com segundo eixo dianteiro direcional implementado pela Suspensys
Por Redação em 16 de abril de 2018 às 10h30 (atualizado às 10h31)

A Mercedes-Benz desenvolveu uma nova versão de seu caminhão extrapesado Axor 3344 fora de estrada direcionado ao transporte de madeira, com o objetivo de atender à demanda da empresa Breda Logística por mais capacidade de carga na movimentação de eucaliptos do campo até a indústria.

A solução foi criada em parceria com a Suspensys, fabricante de eixos do Grupo Randon, com participação da própria Breda Logística, sob coordenação do Centro de Customização para Clientes (CTT), área criada pela Mercedes para atender a pedidos especiais de empresas de transporte.

O Axor 3344, que sai de fábrica na versão 6x4, ganhou um segundo eixo dianteiro direcional, implementado pela Suspensys, tornando-se um caminhão 8x4, o que proporcionou uma capacidade de carga de até 56 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC) na utilização com um semirreboque de três eixos do tipo romeu e julieta. O kit 8x4 é produzido pela própria Mercedes e inclui, além do novo eixo, a suspensão de quatro lâminas e o sistema de direção.

“Estamos sempre ouvindo atentamente o que os clientes e as estradas nos dizem, utilizando essa experiência como referência para a criação de novas soluções e o aprimoramento daquelas que já são consagradas no mercado por sua qualidade, eficiência e rentabilidade”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esse é o caso do Axor 8x4, desenvolvido a partir de uma demanda da Breda Logística, cliente e parceiro de longa data da nossa empresa”.

Mercedes-Benz desenvolve versão 8x4 do Axor para o transporte de madeira
Divulgação

“Isso tem tudo a ver com a história da Suspensys, que sempre foi uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções customizadas para o mercado, adequando caminhões, carroçarias e implementos para as diversas demandas do transporte de carga”, diz Leandro Correa, gerente executivo da Suspensys. O novo Axor 3344 8x4 conta também com vários itens disponibilizados como opcionais, como escapamento vertical, limpador na posição vertical, acendimento automático dos faróis, proteção da chave geral, proteção traseira e sinalizador Giroflex.

A Breda adquiriu 23 unidades do novo caminhão para renovar sua frota. Os veículos da empresa são aplicados no transporte a partir de fazendas situadas em áreas de produção de eucalipto na região no Vale do Paraíba (situada entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro) com destino à indústria de celulose. Os valores investidos na compra não foram divulgados.

“Desde que começamos a transportar eucalipto, em 2006, nós trabalhamos com o Axor 3344 e seu antecessor 3340 na nossa frota, e esses caminhões fora de estrada da Mercedes-Benz sempre se destacaram na nossa operação pela disponibilidade e ótimo custo operacional”, destaca Ricardo Rodriguez Canton, diretor geral da Breda. “A versão 8x4 nos ajudará a aumentar a produtividade e reduzir ainda mais os custos operacionais, na medida em que poderemos transportar mais carga a cada viagem”.

Entre caminhões plataforma e cavalos-mecânicos, a Breda conta hoje com cerca de 60 unidades do Axor 3344 e do 3340. Considerando todos os caminhões da empresa, a Mercedes-Benz responde por 65% de toda a frota.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar