A primeira carga de celulose da Eldorado Brasil saída de seu terminal portuário próprio em Santos (SP) chegou ao porto de Qingdao, na China, no dia 16 deste mês de agosto. Foram 15 mil toneladas de celulose branqueada de eucalipto, que deixaram o porto paulista no final de junho, quando o terminal foi inaugurado, e serão distribuídas entre os clientes chineses da empresa.
“Esse é mais um marco de nossa operação, fortalecendo nossa estratégia de atender clientes de outros continentes com a eficiência de produtores locais”, comemorou Luis Felli, diretor Comercial e de Logística da Eldorado.
A empresa investiu R$ 90 milhões no terminal, que apresenta uma área de armazenagem de 9.500 m² com capacidade para estocar até 40 mil toneladas de carga. Além de facilitar o acesso ao exterior, destino de 90% de toda a produção de celulose da Eldorado, o terminal deve garantir uma economia de cerca de R$ 80 milhões anuais em custos logísticos.
A China é o principal mercado da empresa, especialmente pelo crescimento do uso de papeis de higiene pessoal. “O mercado chinês é o que mais cresce no mundo, e as fábricas locais são pequenas e enfrentam algumas dificuldades do ponto de vista ambiental, o que é uma oportunidade para fabricantes brasileiros”, diz Felli.
A Eldorado iniciou suas operações há menos de três anos e possui uma fábrica em Três Lagoas (MS), com capacidade de produção de 1,7 milhão de toneladas anuais. A empresa já iniciou a fase de terraplanagem do terreno para a construção de uma segunda linha de produção adjacente, com inauguração prevista para 2018.