O terminal da Embraport, localizado na margem esquerda do Porto de Santos (SP), realizou, no dia 31 de julho, sua primeira operação envolvendo um navio ro-ro (sigla para o termo roll-on roll-off, em inglês), com o desembarque de oito unidades de carga projeto.
As operações de embarque e desembarque em navios ro-ro são realizadas por meio de uma rampa de acesso. Desta maneira, a manipulação das cargas dispensa a utilização de gruas e guindastes. Esse tipo de embarcação é utilizado usualmente no transporte de carros, caminhões, tratores e outros veículos e máquinas sobre rodas.
Por questões contratuais, a Embraport não revela mais detalhes a respeito da carga, como origem, destino final, peso e dimensões. De acordo com a própria empresa, a operação de desembarque durou cerca de duas horas para ser completada.
O desembarque faz parte de um contrato com a Hyundai Glovis, empresa sul-coreana de logística que faz parte do grupo Hyundai Kia e deve realizar escalas a cada três semanas no terminal da Embraport.
Para o gerente Comercial da empresa, Bruno Ferretti, o início das operações com navios ro-ro consistem uma ampliação no portfólio de serviços oferecidos pelo terminal. “Nosso objetivo é ser uma nova opção no Porto de Santos também para o atendimento de navios voltados à movimentação de veículos e maquinários pesados”, destaca o executivo.
O terminal da Embraport (sigla para Empresa Brasileira de Terminais Portuários) foi inaugurado em 2013. A empresa possui como acionistas a Odebrecht TransPort e a DP World. O empreendimento custou R$ 2,3 bilhões e conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs.