O serviço "Novos Andes", lançado em abril deste ano pela Aliança Navegação, conta agora com mais dois navios, o Aliança Atlântico e o Aliança Pacífico, em operação a partir de novembro. A nova frota estenderá os portos de Antofagasta, no Chile, e Illo e Callo, no Peru. Antes, o serviço era oferecido pelos navios Aliança Andes e Aliança Patagonia, entre os portos de Santos e Valparaíso, no Chile. O que motivou a ampliação foi a boa aceitação do serviço "Novo Andes", segundo Mathias Stäubli, gerente de Marketing da Aliança.
As saídas são semanais com dias fixos do Brasil para a costa Oeste da América do Sul. Para Stäubli, isso permite que os clientes planejem melhor a programação de suas vendas. Outra vantagem apontada por ele é o tempo de trânsito, de apenas 10 dias, duração considerada curta para esse trecho. O serviço "Novos Andes" atende aos portos de Montevidéu, no Uruguai; Lirquen, Valparaíso e Antofagasta, no Chile; Illo e Callo; Puerto Madryn, Puerto Deseado, Ushuaia, Mar Del Plata e Bahia Blanca, na Argentina.
Do Brasil, os navios saem carregados com mercadorias da Zona Franca de Manaus, como eletroeletrônicos, e produtos siderúrgicos. Na volta, as embarcações trazem frutas, peixes e mariscos da região da Patagônia e cobre do Chile, entre outros produtos. Na Patagônia Argentina, a Aliança Navegação e Logística ampliou sua atuação de três para cinco portos atendidos. "Estamos apostando no crescimento do comércio dentro da América do Sul", conclui Stäubli.