A Marinha do Brasil informa que, por meio da Capitania dos Portos de Santa Catarina, em conjunto com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, emitiu, dia 9 de maio último, o ofício nº 154/2013 que ratifica a capacidade da Baía da Babitonga em receber grandes navios, de até 350 metros de comprimento e 48,9 metros de largura.
Há quase um ano a Capitania dos Portos, juntamente com os portos de Itapoá e São Francisco do Sul, vem realizando testes frequentes na Baía da Babitonga, visualizando as possibilidades para o recebimento das embarcações. Em outubro de 2012, a primeira portaria emitida já elevava os parâmetros dos navios para 300 m de comprimento. Em janeiro deste ano, foi autorizada, também, a operação noturna de navios com estas dimensões.
Vale lembrar que, hoje, estas embarcações ainda não estão operando no Brasil. Até agora o maior navio de contêineres que opera no Brasil é o Aliança Itapoá, de 334 metros de comprimento, que já atraca no Porto Itapoá. Contudo, a tendência da navegação mundial indica que os portos mundo afora precisam estar preparados para as embarcações cada vez maiores. Em outros portos da Ásia, Europa e América do Norte, essas dimensões são uma realidade.
O diretor de Operações do Porto Itapoá, Márcio Guiot, destaca que o trabalho intenso que estão realizando, desde 2011, com a Praticagem, o Porto de São Francisco do Sul e a Capitania dos Portos, vem surtindo efeito positivo. “Este trabalho não é importante apenas para os terminais. Traz benefícios a toda uma cadeia produtiva que passa a ter na Baía da Babitonga sua porta de entrada para as diferentes regiões do mundo, com a utilização dos maiores navios que escalam a América do Sul. Ainda não atingimos o ponto esperado, mas temos certeza que muito em breve teremos mais razões para comemorar”, diz.