O diretor Comercial do Porto de Antuérpia, na Bélgica, Luc Arnouts, acompanhado pelo representante brasileiro do Porto de Antuérpia, Henrique Rebelo. visitou, no dia 2 de abril, a Associação Comercial de Santos (ACS), em São Paulo, entidade que tem em como missão desenvolver os negócios da região. O objetivo era expor os benefícios do envio de produtos, em especial o café, para a Europa pelo complexo portuário belga.
Ambos os executivos foram recebidos pelo diretor financeiro da ACS, Antonio Carlos Cavaco, e também pelo diretor executivo, Marcio Calves. Também participaram do encontro representantes de empresas exportadoras como Intercoffee, Swiss Coffee House, Ecom Trading e Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé-MG).
Durante a visita, Arnouts explicou que a Bélgica é um importante ponto de entrada de café verde para a Europa, distribuindo para Alemanha, Itália, França e Reino Unido, além do mercado interno. E o Brasil é o maior exportador do grão, correspondendo a 28% de todo o café que entra no país, seguido pelo Vietnã, com 17%.
De acordo com o diretor, o Porto de Antuérpia apresenta serviços diretos para mais de 500 pontos em todo o mundo, dentre os quais 300 são atendidos semanalmente. Além disso, por estar localizado no centro da Europa, 60% dos mercados consumidores do continente estão situados em um raio de 500 km do complexo.
Operado por empresas como Katon Natie, Durme-Natie, Molenbergnatie, Pacorini, Vollers, CWT e C. Steinweg, o porto possui 5,5 milhões de m² de área coberta para estocagem de cargas. Desse total, 1.000 m² são dedicados ao café e ao cacau.