O Porto Itapoá (SC) recebeu, em 19 de março, a nova embarcação da Aliança Navegação e Logística, o Sebastião Caboto. Foi a primeira atracação do navio no terminal catarinense, que passa, agora, a ser escala semanal do serviço de cabotagem do armador.
O porta-contêineres é o primeiro de uma série de quatro navios idênticos que serão empregados pela Aliança no País. Os outros três navios serão incorporados à frota da empresa no decorrer de 2013, representando um investimento de mais de R$ 450 milhões. A embarcação tem capacidade para 3.800 TEUs e possui 500 tomadas para contêineres refrigerados.
Gigantes
Também na semana passada, o terminal recebeu, simultaneamente, o MSC Maureen, de 301 metros de comprimento, e o Maersk Lota, de 299 m. A operação foi considerada inédita em portos de Santa Catarina, pois, segundo informações do terminal, apenas Itapoá pode receber ao mesmo tempo dois navios com estas dimensões. Isso é possível graças à profundidade natural da Baía da Babitonga – 14,5 m no canal de acesso e 16 m no cais. Na ocasião, ambos os navios entraram com calados de 12 metros.