O Tecon Salvador, terminal de contêineres operado pelo Grupo Wilson Sons, informa que recebeu no último sábado, 9 de março, o MSC Agadir que, segundo informações da empresa, é maior navio de contêiner já recebido no porto da capital baiana. A embarcação, que possui de 299 metros de comprimento e 48 m de largura e capacidade para 8.900 TEUs, integra o serviço Spain Bossa Nova. A linha faz transbordo no Mediterrâneo Europeu e segue para a Ásia, com escalas semanais em Salvador.
Entre os produtos embarcados no navio por meio do Tecon Salvador estão minérios, fibra de sisal, sucos, polpas, couros e peles. No fluxo contrário, são recebidos derivados de plástico e produtos petroquímicos.
De acordo com a gerente Comercial do Tecon Salvador, Patrícia Iglesias, esse serviço é responsável por ligar Salvador ao seu maior parceiro comercial, a Ásia. No ano passado, só a China foi o destino de 25% de todas as operações de comércio exterior do terminal, 20% a mais na comparação com 2011.
A atracação do navio foi possível graças, entre outros fatores, às obras de dragagem realizadas pelo governo Federal e o investimento de R$ 180 milhões aplicado na expansão do Tecon Salvador.