A Paletrans Carretas, divisão da Paletrans que atua na customização de carretas de acordo com a necessidade do cliente, entregou, no início de janeiro, dois equipamentos portuários ao Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Porto de Paranaguá (PR).
As carretas, destinadas às operações de carga e descarga de navios porta-contêineres, possuem capacidade para transportar um contêiner de 45’, um de 40’ ou dois de 20’. Os equipamentos medem 14 metros de comprimento, 2,67 m de largura e 1,50 m de altura do solo à plataforma. O chassi, para até 50 toneladas, é feito em monobloco de vigas laminadas sem assoalho, com berços, guias para acomodação rápida e travas automáticas para os três tamanhos possíveis de contêineres.
Os equipamentos incorporam novas tecnologias de fabricação que resultam em um produto com poucas peças móveis e baixa necessidade de manutenção. As guias de contêineres são pintadas com tinta fluorescente e preservadas por tiras de proteção que aumentam a durabilidade da pintura sinalizadora, proporcionando fácil visualização em operações noturnas.
As carretas possuem também sapatas mecânicas de apoio fixas na parte dianteira do chassi, além de duas escadas nas laterais e uma na parte traseira, tornando fácil o acesso para que os operadores inspecionem os lacres dos contêineres. “O projeto robusto foi concebido com engenharia personalizada para aguentar as duras condições de operações dos portos”, explica o diretor da Paletrans Carretas, José Tonon.