O Porto de Villanueva, nas Filipinas, recebeu, no dia 17 de outubro, o Vale Minas Gerais, navio do tipo Valemax, maiores mineraleiros do mundo. Em sua viagem inaugural, carregada com minério de ferro, a embarcação deixou o Terminal da Ponta da Madeira (MA) no final de agosto. A carga é destinada à siderúrgica japonesa JFE Steel, um dos maiores clientes da Vale.
O Vale Minas Gerais faz parte de uma frota de navios Valemax que atualmente soma 18 embarcações entre próprias e afretadas. Elas fazem parte da estratégia da companhia de estreitar as relações entre o Brasil e a Ásia, principal mercado consumidor de minério de ferro. Os mineraleiros têm alto padrão de segurança e eficiência operacional, contribuindo significativamente para reduzir as emissões de carbono, assim como diminuir o custo de transporte transoceânico do minério para as empresas siderúrgicas. Com capacidade para até 400 mil toneladas, os Valemax possuem 362 metros de comprimento e 65 m de largura, e permitem uma redução de 35% na emissão de carbono por tonelada de minério de ferro transportada.
Segundo o diretor executivo de Ferrosos e Estratégia da Vale, José Carlos Martins, a JFE Steel é a mais nova siderúrgica a se beneficiar das vantagens de escala e eficiência dos navios Valemax. As empresas Ilva, ThyssenKrupp, Rogesa e Nippon Steel já receberam as embarcações antes. “Estamos em negociações avançadas para que outros clientes e outros portos também se beneficiem das vantagens desses navios”, afirma Martins.
Com o porto de Villanueva, são sete os terminais que recebem as embarcações Valemax. Os navios atracam nos portos de Tubarão e Ponta da Madeira, Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã) e Oita (Japão), além da estação flutuante de transferência de minério em Subic Bay (Filipinas). Ao final de 2013, a Vale contará com 35 navios do tipo, sendo 19 próprios e 16 afretados pela companhia em contratos de longo prazo.