O Porto de Paranaguá (PR) divulgou um balanço de suas atividades recentes e constatou que com a permanência do mau tempo instalado na região, o acúmulo de navios no porto tem aumentado. Até quinta-feira passada, dia 21 de junho, o terminal contava com 95 navios aguardando para atracação.
Embora esse agravante tenha influenciado nas operações no porto, as movimentações mostraram um crescimento considerado na exportação de veículos. O porto registrou alta de 34% entre janeiro e maio deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram 36 mil veículos exportados, totalizando uma receita de US$ 450 milhões. Os índices também apresentaram alta nas importações, registrando pouco mais de 56 mil unidades, 30% a mais do que a quantidade importada nos primeiros cinco meses de 2011.
Outros fatores importantes que impulsionam ainda mais as operações no terminal portuário paranaense são o bom preço da cotação da soja – atualmente em R$ 68 a saca – e a alta do dólar, que estimula as vendas das commodities brasileiras para o exeterior.
Monitoramento ambiental para dragagem
Na última sexta-feira, 22 de junho, teve início o monitoramento ambiental da área que será dragada no canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina. Ao todo, serão 80 pontos de coleta para monitorar a qualidade da água, do sedimento a ser dragado e das comunidades plactônicas.
O trabalho também permitirá avaliar possíveis impactos e eventuais medidas de prevenção e controle, ratificando os estudos prévios já realizados. Este controle ambiental será realizado antes, durante e depois da dragagem.