Terminal portuário receberá US$ 2,9 bilhões para aumentar sua capacidade operacional
A Vale anunciou ontem, dia 24 de maio, que investirá US$ 2,9 bilhões no Terminal Portuário de Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís. Os recursos serão destinados à instalação de um novo píer de atracamento, o Píer IV, e em obras de dragagem para ampliar o calado. Este investimento também contempla a duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC) em 115 km.
O novo píer vai elevar a capacidade do terminal portuário para 150 milhões de toneladas em 2012. A estrutura será capaz de receber e carregar dois navios simultaneamente. Voltado para embarcações de grande porte, o píer será destinado para a operação de navios com capacidades entre 150 mil e 400 mil toneladas.
Além do aumento no volume de minério de ferro a ser escoado pelo porto, o investimento também tem como meta ampliar a movimentação de grãos, que terá no local uma base de transporte de soja e milho, produzidos no Nordeste (Maranhão e Piauí, principalmente), no Norte (Tocantins) e Centro-Oeste. Esses produtos serão transportados pela Ferrovia Norte Sul (FNS), operada pela Vale, em conexão com a EFC.
Segundo a Vale, Ponta da Madeira será uma alternativa aos três portos que operam nas regiões Sul e Sudeste – Rio Grande (RS), Paranaguá (PR) e Santos (SP).
O terminal portuário
Pertencente à Vale, o TPPM foi inaugurado no ano de 1986 e está localizado no Complexo Portuário de Itaqui, à margem leste da Bahia de São Marcos, na Ilha de São Luis. O terminal possui três píeres. O Píer I possui calado de 23 metros e um berço de 330 metros. O Píer III possui dois berços contínuos de atracação, com comprimento total de 694 metros. Tanto o Píer I quanto o Píer III movimentam minério de ferro, pelotas e manganês. O Píer II, arrendado pela Vale junto à Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), administradora do Porto de Itaqui, possui 18 metros de calado e 280 metros de comprimento e é destinado a produtos como soja, ferro-gusa e concentrado de cobre.
Em 2010, o TPPM movimentou 99,1 milhões de toneladas de minério e carga geral. Já em 2009, a movimentação de carga foi de 91,7 milhões de tonelada.
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Crédito da imagem: Vale