Navio é o primeiro de um lote com dez embarcações que serão agregadas à costa brasileira
A Hamburg Süd receberá amanhã, dia 10 de novembro, no Porto de Santos (SP), o primeiro navio da classe “Santa” com capacidade para 7,1 mil TEUs. A embarcação, denominada Santa Clara e que atenderá aos portos de Itaguaí (RJ), Santos, Buenos Aires, Rio Grande (RS) e Paranaguá (PR), compõe um lote de dez navios porta-contêineres idênticos que a companhia designará para atender ao mercado brasileiro por meio do serviço NGX – Ásia/Costa Leste da América do Sul.
A incorporação de todas as embarcações - as outras nove serão recebidas ao longo de 2011 - está baseada em números que apontam que o tráfego da Ásia na importação tem crescido entre 15% e 20% nos últimos anos, impulsionado pelo aquecimento da economia brasileira e o câmbio favorável.
De acordo com o diretor-superintendente da Hamburg Süd, Julian Thomas, o emprego de navios de grande capacidade na costa brasileira está a pleno vapor, principalmente, para acompanhar o crescimento do mercado mundial e fazer frente à forte demanda do comércio.
Os porta-contêineres da classe Santa estão sendo construídos no Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), na Coréia do Sul, e são os que oferecem a maior capacidade para transportar carga refrigerada, com 1,6 mil tomadas reefer. Já o calado relativamente baixo – 13,5 metros – foi concebido especialmente para operar em portos com limitações, como os da costa brasileira.
Segundo informações da Hamburg Süd, o aumento da frota deve continuar nos próximos anos. Até 2012, juntamente com a classe Santa, a capacidade total da empresa no Brasil aumentará em torno de 80.000 TEUs.