Canal de acesso e bacia de evolução contam, agora, com 9,5 metros de profundidade
Após realizar na última sexta-feira, dia 30 de abril, a análise da sondagem ecobatimétrica – verificação da profundidade – foram finalizados os serviços de dragagem de manutenção do canal de acesso e bacia de evolução do Porto Novo do Rio Grande (RS). Com a conclusão, agora o local oferece a seus usuários calado de 31 pés, cerca de 9,5 metros, em toda a sua extensão. A dragagem de manutenção contou com investimentos do Governo do Estado Rio Grande do Sul de R$ 13,2 milhões.
O serviço de dragagem teve início em 11 de agosto de 2009 e foi paralisado no início de setembro para manutenção e reparo do equipamento, a draga Copacabana, sendo retomado no final do mesmo mês. Durante o período de execução da dragagem foram removidos 936 mil metros cúbicos de sedimento do Porto Novo. Com a finalização, a draga foi desmobilizada ficando à disposição da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) para quando existir a necessidade de nova dragagem.
Esse serviço faz parte do contrato realizado pelo Governo do Estado com a empresa Bandeirantes, que prevê a dragagem de manutenção continuada do Porto do Rio Grande por um prazo de cinco anos, com investimentos de R$ 76,7 milhões. O contrato, assinado em junho do ano passado, prevê uma retirada média anual de 1,5 milhão de metros cúbicos de sedimentos, devido ao assoreamento natural.