Profundidade passará para dez metros até o próximo mês de maio
A Secretaria Especial de Portos (SEP) iniciou, na última quinta-feira, dia 22 de abril, mais uma obra ligada ao Programa Nacional de Dragagem (PND). Desta vez, o canal de navegação que terá sua profundidade ampliada será o do Porto de Angra dos Reis (RJ). A obra, prevista para ser entregue em maio, está estimada em R$ 3,1 milhões e prevê dragar 68 mil metros cúbicos de sedimentos. A draga Virgínia, que realiza os trabalhos, tem capacidade de armazenamento de 850 metros cúbicos de sedimentos por operação.
O porto de Angra, que atende principalmente a indústria siderúrgica, atualmente opera com 9,5 metros e, após a obra, passará a operar com dez metros de profundidade. A expectativa é que após a dragagem o terminal comece a atender a demanda de granéis sólidos.
O Diretor do Departamento de Planejamento Portuário da SEP, Jorge Luiz Zuma e Maia, informa que até o próximo dia 03 de maio o serviço contará com mais uma draga, a Hang Jun 3001, que possui a capacidade de dragar três mil metros cúbicos.