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Começa a dragagem no canal externo do Porto do Rio Grande

Por Redação em 9 de fevereiro de 2010 às 15h04 (atualizado em 14/04/2011 às 15h01)

Profundidade no local passará de 14 para 18 metros

O Porto do Rio Grande iniciou, ao final do mês de janeiro, a dragagem no canal externo do porto – fora dos Molhes da Barra. No local, a profundidade que hoje é de 14 metros passará para 18 metros. A previsão é que a obra seja concluída no próximo mês de abril. No final do mês de janeiro foi finalizada a dragagem de 14 metros para 16 metros do canal interno do Porto, do píer petroleiro à raiz dos Molhes da Barra – Superporto. As dragagens estão sendo executadas pelo consórcio formado pelas empresas Odebrecht Serviços de Engenharia e Jan de Nul do Brasil Dragagem.

Os trabalhos no terminal gaúcho tiveram início no dia 23 de agosto do ano passado pelo trecho quatro, da raiz até a ponta dos Molhes da Barra, que também passou a contar com 16 metros de profundidade. Após isso, foi realizada a dragagem no trecho cinco, do píer petroleiro até a raiz dos Molhes da Barra (Superporto). Agora a draga está atuando no trecho três e, na sequência, executará a dragagem nos trechos dois e um, todos fora dos Molhes da Barra e onde a profundidade passará dos atuais 14 metros para 18 metros.

Obra

A draga Juan Sebastián de Elcano, responsável pela dragagem, possui capacidade para armazenar 16,5 mil metros cúbicos de sedimento. Após a conclusão, no momento em que for constatado algum ponto de assoreamento, o consórcio ficará responsável por executar, por um prazo de dois anos, a dragagem de manutenção dos canais.

A obra conta com investimento de R$ 196 milhões, sendo R$ 147, 5 milhões por parte do Governo Federal (Secretaria Especial de Portos), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 48,5 milhões por parte do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Conforme contrato, ao todo deverão ser removidos na dragagem de aprofundamento 17 milhões de metro cúbicos de sedimento.

www.portodoriogrande.com.br

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