Expectativa é encerrar o ano com manipulação total de 800 mil t.
O Porto Novo do Rio Grande (RS) iniciou na última terça-feira, dia 7 de abril, com a conclusão prevista para amanhã, dia 10, o maior embarque de celulose de sua história. Ao todo, serão embarcadas no navio Indiana, de bandeira de Cingapura, 40 mil toneladas do produto. A movimentação média deste tipo de carga é de 25 mil t. por navio.
Para realizar a operação, o navio será carregado até 25 mil t. no Porto Novo, local onde está localizado o armazém utilizado pela Aracruz – empresa responsável pela fabricação da carga em Guaíba (RS). As outras 15 mil t., devido à necessidade de um calado superior a 31 pés, embarcarão no terminal da Yara Brasil, que apresenta profundidade de 40 pés. Para a disposição da carga no terminal será realizada a operação de transbordo, passando os produtos da barcaça para o navio. Para esta movimentação, duas barcaças serão carregadas no Porto Novo e outras virão diretamente de Guaíba.
Ao todo, o Porto do Rio Grande movimentou, em 2008, 631 mil toneladas de celulose. Deste total, 301 mil t. foram destinadas à exportação. Para 2009, a expectativa é manipular 800 mil t., enviando ao exterior 400 mil t.