A A.P. Moller - Maersk apresentou seu primeiro navio movido a metanol a operar nas Américas, o Alette Maersk, em cerimônia realizada no Porto de Los Angeles, Califórnia. A embarcação, com 350 metros de comprimento e capacidade para 16.000 TEUs, é o primeiro de cinco navios bimotores da empresa a cruzar o Oceano Pacífico utilizando metanol como combustível, alinhando-se à meta de neutralidade de carbono até 2040.
Durante o evento, a Maersk destacou os desafios do setor de transporte marítimo em alcançar a descarbonização. A empresa estabeleceu o objetivo de transportar 25% de sua carga marítima com combustíveis de baixa emissão até 2030, porém, para atingir esse objetivo, será necessária uma mudança significativa em toda a indústria.
Vicent Clerc, CEO da Maersk, enfatizou a importância de uma ação global coordenada e solicitou apoio da Organização Marítima Internacional (IMO) para o Mecanismo de Equilíbrio Verde, que visa promover o transporte sustentável sem impactar os custos do comércio global. Clerc afirmou que as novas embarcações movidas a metanol são um passo inicial, mas que regulamentações globais são necessárias para viabilizar o uso de combustíveis verdes.
A Maersk ressaltou que o transporte marítimo é responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa, e que a produção limitada de metanol de baixa emissão ainda representa um desafio, com custos até três vezes superiores aos combustíveis fósseis. Atualmente, a empresa tem 20 embarcações adicionais com capacidade para metanol encomendadas, reforçando sua estratégia de descarbonização.