A Wilson Sons, operadora da Agência Marítima independente do Brasil, atendeu duas operações inéditas da Ream Participações, subsidiária do Grupo Atem e responsável pela gestão da tradicional Refinaria Isaac Sabbá, mais conhecida como Refinaria de Manaus. O Grupo Atem é cliente da Wilson Sons desde 2016, no entanto, essa é a primeira parceria entre a operadora e a Ream, empresa que surgiu após a Atem adquirir a refinaria da Petrobras, em agosto de 2021.
A conclusão da venda, porém, ocorreu no final do ano passado. E a Ream assumiu as operações da Refinaria de Manaus no dia 1º de dezembro de 2022. Já em janeiro deste ano, a Wilson Sons atendeu o primeiro navio de cabotagem da Ream, o Largo Eden, no Terminal de Uso Privativo (TUP) às margens do Rio Negro, em Manaus (AM).
Na ocasião, a embarcação transportou 27.000 toneladas de gasolina para os terminais de Santos (SP) e Paranaguá (PR). A Agência Marítima auxiliou em trâmites documentais, burocráticos e operacionais, com coordenação do carregamento em Manaus e descarga em Santos e Paranaguá, além de coordenar outros serviços durante a estadia da embarcação nos portos brasileiros. Entre eles, abastecimento de combustíveis, fornecimento de água e entrega de encomendas.
No mês seguinte, a Wilson Sons atendeu a primeira operação ship-to-ship (STS - transferência de cargas de um navio diretamente para outro, sem passar por qualquer estrutura em terra) da Ream, em Salvador (BA). Foi realizado o transbordo de aproximadamente 33 mil metros cúbicos de VLSFO (very low sulphur fuel oil), produto derivado do petróleo, do navio Horizon Thetis (aliviador) para o navio mãe Greenway. Esta operação também foi a primeira ship-to-ship de exportação dentro do ancoradouro interno da Baía de Todos-os-Santos, tendo como destino Singapura. O atendimento foi feito de ponta a ponta pela Wilson Sons.
LEIA TAMBÉM: