A A.P. Moller – Maersk realizou uma nova encomenda de seis navios para contêineres que podem navegar utilizando metanol verde. As embarcações serão construídas pela Hyundai Heavy Industries (HHI) e têm uma capacidade nominal de aproximadamente 17 mil contêineres. Elas devem ser entregues em 2025 e navegarão sob a bandeira da Dinamarca.
Todos os navios fazem parte do programa contínuo de renovação de frota da Maersk e sua capacidade substituirá uma quantidade igual de capacidade de navios chegando ao fim da vida útil e deixando a frota gerenciada pela companhia. A capacidade da frota da Maersk soma um total máximo de 4,3 milhões de TEUs, como uma combinação de navios gerenciados e afretados pela companhia.
“Nossos clientes estão nos procurando para descarbonizar suas cadeias de suprimentos e essas seis embarcações capazes de operar com metanol verde acelerarão ainda mais os esforços para oferecer aos nossos clientes transporte neutro. Uma ação global é necessária nesta década para cumprir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a um aumento de temperatura de 1,5°C”, diz Henriette Hallberg Thygesen, CEO da Fleet & Strategic Brands da Maersk.
Compromisso
A companhia estabeleceu uma meta de emissões zero carbono para 2040 em todos seus negócios e também estabeleceu metas tangíveis de curto prazo para 2030 para garantir um progresso significativo. Isso inclui uma redução de 50% nas emissões por contêiner transportado na frota de navios oceânicos em comparação com 2020 e um princípio de encomendar apenas navios recém-construídos que possam operar com combustíveis verdes.
No total, a Maersk já encomendou 19 embarcações com motores bicombustíveis capazes de operar com metanol verde. “Ele é a melhor solução de combustível verde escalável para esta década e estamos empolgados em ver vários outros armadores escolhendo esse caminho. Isso adiciona mais impulso ao rápido dimensionamento da disponibilidade necessária para ter acesso ao metanol verde e acelerar a evolução do transporte neutro em termos climáticos”, diz Palle Laursen, Chief Fleet & Technical Officer da Maersk.
Quando todos os 19 navios encomendados forem implantados e substituírem os navios mais antigos, eles gerarão uma economia anual de emissões de CO2 de cerca de 2,3 milhões de toneladas.