Uma operação com um navio de break bulk com café, que aconteceu no fim do mês de abril, marcou o retorno dessa modalidade no transporte do commodity pelo Porto do Rio de Janeiro, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).
O embarque de 6.500 toneladas de café, acondicionadas em big bags, foi realizado com sucesso e a mercadoria teve como destino a Europa. A Unslog foi o operador logístico que negociou com o terminal de contêineres ICTSI Rio para levar essa operação para o Rio de Janeiro.
Nessa modalidade, diferentemente de contêineres, é possível armazenar a carga individualmente no porão do navio. “A carga conteinerizada é, atualmente, o padrão logístico para o transporte de café, mas o break bulk ajuda a superar a escassez de contêineres e a consequente alta global no preço”, explica o superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima.
O break bulk estava em desuso pelo setor cafeeiro desde a década de 1980, mas com a problemática da escassez mundial de contêineres, as empresas exportadoras de café voltaram a adotar a modalidade como estratégia para auxiliar na estabilização do fluxo logístico internacional.