O navio African Hawk, vindo da China, atracou na última semana no Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, trazendo para o Brasil a última remessa de trilhos programada para o trecho dois da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol, EF-334), que fará a ligação entre Caetité e Barreiras, na Bahia, com aproximadamente 485 km. Desde o mês de outubro, o Porto de Salvador recebeu três navios, totalizando mais de 64 mil toneladas de trilhos. Nessa última etapa foram trazidas 17.054 toneladas de peças.
“Estamos concluindo mais uma operação para um projeto de grande relevância para o estado, que vem oferecendo oportunidades econômicas e sociais para toda a região onde está inserido. A união de dois modais eficientes traz efeitos multiplicadores, potencializa o desenvolvimento da cadeia produtiva e acarreta benefícios para toda a sociedade”, avalia Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador.
O terminal da capital baiana está em fase de nova expansão, com a duplicação do cais e uma retroárea adicional de 30 mil m² já concluídos, na qual foram armazenados parte dos trilhos da Fiol para o posterior transporte ao seu destino final.