A TCP registrou a melhor produtividade em um único navio de 2017. O terminal atingiu 187 mph por equipamento na operação do navio Cap San Maleas, totalizando 784 movimentos em 4 horas e 8 minutos.
O procedimento no navio, que conta com 333 metros de loa (comprimento de fora a fora), contou com o uso de seis portêineres, totalizando 38,1 mph por equipamento. “A TCP tem registrado constantes recordes na operação de grandes navios. Isso é resultado dos investimentos realizados para melhorias e modernização do terminal. Exemplo disso é a implantação do Navis, sistema integrado de operação portuária, e a aplicação de boas práticas e treinamentos constantes”, explica Rodrigo Paupitz, superintendente de Operações da TCP.
A implantação do sistema Navis permitiu ao terminal integrar as informações portuárias, aumentando ainda mais a produtividade. “O objetivo é entregar um serviço cada vez mais ágil, eficaz e competitivo para os clientes”, enfatiza.
Hoje, o Terminal de Contêineres de Paranaguá conta com 9 portêineres (sendo 4 Super Post Panamax), 2 guindastes Mobile Harbour Crane, além de 30 transtêineres, resultado de investimentos realizados em anos anteriores. Para os próximos anos, a TCP tem ainda planos de expansão do cais de atracação do terminal, que ganhará mais 220 metros, passando a contar com 1.099 metros de extensão; a construção de dolphins exclusivos para a atracação de navios que fazem o transporte de veículos; e a ampliação da retroárea do terminal, que hoje conta com 320 mil m² e que será ampliada para cerca de 500 mil m².