A América Latina Logística (ALL) anunciou hoje, dia 30 de março, a implantação de um novo sistema de gerenciamento de cruzamentos e liberação de trens em sua malha. Desenvolvido pela própria companhia, o sistema PX – único no Brasil a realizar o licenciamento dos trens via gráfico – conta com uma vantagem em relação ao antigo ATW utilizado pela ALL. O novo sistema acrescenta à equação a dimensão de tempo.
Somado ao algoritmo desenvolvido internamente, o novo valor permite à ferramenta avaliar não só a malha atual, mas também a situação futura, organizando os cruzamentos de trens com maior agilidade, por meio de um planejamento de médio prazo.
O objetivo da companhia com a nova solução, já implementada em aproximadamente 100% dos licenciamentos, é diminuir o tempo de parada e otimizar o controle da malha com a liberação dos trens, realizado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da ALL, que comanda diariamente mais de quatro mil cruzamentos. De acordo com a companhia, o PX permitirá ganhos de 3% no tempo de trânsito nos principais corredores e de 10% no tempo de liberação dos trens nos cruzamentos.
O desenvolvimento e a implantação do novo sistema demandaram investimentos de R$ 1,5 milhão e mais de um ano de trabalho da equipe de Tecnologia da Informação e do CCO da ALL. “O PX indica qual a ordem mais inteligente para a liberação dos trens, não só no momento atual, mas avaliando como a malha ficará nas próximas horas. Além da melhoria de tempo, a solução mecânica padroniza o processo básico”, explica o gerente de Tecnologia da Informação da ALL, Diego Rodrigo Neufert. O valor da ferramenta está estimado em R$ 50 milhões.
Segundo o coordenador do CCO, Carlos Oliveira, que integrou a equipe de desenvolvimento do projeto, o PX proporciona um alto ganho de performance e representa um salto para a companhia. “A ALL desenvolveu uma solução exclusiva na América do Sul, que integra as tecnologias mais modernas de rádio e satélite, ajudando a controlar, medir a eficiência e trazer segurança”, conclui.