A entrega ocorreu na fábrica da Maxion, em Cruzeiro (SP) e contou com a presença de diretores da Brasil Ferrovias, da ADM e representantes do BNDES, que financiou a compra dos vagões. O contrato da ADM prevê o transporte de 18 milhões de toneladas no prazo de 10 anos. Além dos novos, a empresa ira recuperar outros 50 vagões e todos deverão estar em circulação até agosto no trecho entre o Alto Araguaia (MT) e o Porto de Santos (SP).
A parceria com clientes, para investimentos em equipamentos e vias permanentes, faz parte do novo modelo de gestão de negócios que a Brasil Ferrovias tem implantado, nos moldes do que ocorre nos Estados Unidos da América. A empresa tem contratos semelhantes com a Cargill, Bunge, Coinbra e Amaggi, além de projetos em conclusão com clientes do setor sucroalcooleiro. Com a Cargill, já estão em uso 300 vagões, reformados nas oficinas da Brasil Ferrovias.
Até o segundo semestre desse ano, mais 185 unidades da Bunge, 100 da Coinbra e 135 vagões da Caramuru deverão ser incorporados à frota da Brasil Ferrovias. Atualmente, a empresa tem 314 locomotivas e 9300 vagões, dos quais 2103 foram disponibilizados por clientes.