O primeiro lote, com 12 locomotivas, foi desembarcado no Porto de Santos (SP), e as 24 restantes devem chegar em junho. Todas as locomotivas integrarão a frota da Brasil Ferrovias em oito semanas. Antes, terão seus truques rebitolados de 1,43 para 1,60; além de ganharem pintura com a logomarca da empresa.
O investimento na nova aquisição é de R$ 36 milhões. Das 36 locomotivas, 11 foram adquiridas em parcerias com clientes (Coimex, ED&F MAN e Maringá). A empresa alega insuficiência da indústria nacional para atender ao pedido, visto que, atualmente, apenas uma fábrica encontra-se em operação.
A compra também responde à expectativa na exportação de soja pelo Porto de Santos este ano. Se os números forem confirmados, a Ferronorte será responsável por 70% da soja que sair por Santos. Além disso, o crescimento geral da agricultura também motivou a compra.
Com a importação, a frota da Brasil Ferrovias passa a ser de 314 locomotivas, as quais contribuirão para o transporte de 18 milhões de toneladas previstos para esse ano. Um crescimento de 30% se comparado ao ano passado.
Nos últimos meses, a Brasil Ferrovias incorporou 800 vagões à sua frota. Desses, 660 estão em reforma nas oficinas da empresa no interior paulista (Campinas, Sorocaba e Rio Claro). Em média, são recuperados 100 vagões por mês.
Brasil Ferrovias: (11) 3054-3501