A situação da malha ferroviária do Rio Grande do Sul, atualmente sob concessão da Rumo Logística, foi discutida em reunião na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (SNTF), nesta terça-feira (25/2). O encontro contou com a participação do governador em exercício Gabriel Souza e do secretário de Turismo, Ronaldo Santini, que apresentaram preocupações relacionadas aos danos causados pelas recentes enchentes e à falta de transparência por parte da concessionária.
Durante a reunião com o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, o governo do Rio Grande do Sul propôs a retirada do trecho turístico da concessão federal para possibilitar a oferta a novos investidores, com o objetivo de acelerar a recuperação da infraestrutura. Este trecho inclui a Ferrovia do Trigo, entre Guaporé e Muçum, afetada pelas chuvas que interromperam o funcionamento do Trem dos Vales, um importante atrativo turístico local. A temporada de 2024 foi cancelada e, segundo Santini, 23 dos 46 quilômetros do percurso foram severamente danificados, prejudicando a economia local.
Gabriel Souza também destacou a importância de o Estado ser incluído nas reuniões quinzenais do grupo de trabalho (GT) criado para discutir a renovação da concessão ferroviária, que ocorrerá em 2027. O Estado formalizou o pedido de inclusão no GT em setembro de 2024, mas sua participação nas discussões ainda não havia se concretizado. A proposta foi aceita, e o Rio Grande do Sul passará a integrar os encontros do grupo, que também envolve a União e a concessionária.
O governador expressou sua insatisfação com a falta de resposta da Rumo Logística em relação aos impactos das enchentes. “Queremos mais respeito com a sociedade gaúcha. Todas as concessionárias nos entregaram relatórios sobre as enchentes, menos a Rumo. Os prazos não são cumpridos e não tivemos retornos”, afirmou.
Além disso, Gabriel Souza entregou à equipe da SNTF um estudo sobre o estado atual das ferrovias gaúchas, encomendado pelo Estado à Portos RS. Ribeiro, por sua vez, apresentou uma análise da Rumo Logística sobre a Malha Ferroviária Sul, que inclui os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e detalhou os danos causados pelas enchentes, que isolaram o trecho gaúcho dos demais estados.
Uma das soluções discutidas foi a separação do trecho turístico da concessão, o que permitiria atrair novos investidores para realizar os reparos necessários e retomar as operações. O custo estimado para a recuperação do trecho afetado é de R$ 100 milhões, e a SNTF está em diálogo com a Rumo Logística para avaliar a utilização de seguros da concessionária como possível fonte de financiamento para as obras.
Em avaliação sobre a reunião, o governador Gabriel Souza considerou os avanços alcançados, especialmente a inclusão do Rio Grande do Sul nas discussões com a União e a concessionária, além da proposta de agilizar a recuperação do setor turístico, crucial para a economia da região dos Vales.