Ibovespa
129.217,82 pts
(0,07%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(-0,03%)
Dólar turismo
R$ 6,03
(-0,22%)
Euro
R$ 6,10
(0,83%)

LDC amplia infraestrutura com terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras

Nova estrutura ferroviária aumentará competitividade no escoamento ao Porto de Santos
Por Redação em 25 de novembro de 2024 às 7h25
LDC amplia infraestrutura com terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras
Foto: Divulgação/LDC
Foto: Divulgação/LDC

A Louis Dreyfus Company (LDC) está investindo na construção de um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras (SP). O empreendimento contará com um armazém com capacidade estática para 90 mil toneladas e um fluxo operacional de recebimento e expedição de 500 toneladas por hora. O novo terminal permitirá que usinas do Centro-Sul do país escoem sua produção de açúcar ao Porto de Santos pelo modal ferroviário, oferecendo uma alternativa ao transporte rodoviário, que atualmente é predominante na região.

Segundo João Paiva, Diretor Global de Portos e Hidrovias da LDC, o terminal proporcionará "uma opção de frete mais competitiva e uma alternativa logística às usinas". Ele destacou também a eficiência operacional do novo ativo, que utilizará a experiência adquirida no terminal de grãos já existente no local.

Sinergia operacional e aumento de capacidade
O terminal de Pederneiras operará em conjunto com o Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG), onde a LDC atua em parceria por meio de uma joint venture. A companhia prevê que a nova operação aumentará em um milhão de toneladas a capacidade anual de açúcar transportado por ferrovia, otimizando custos e ampliando o volume movimentado.

Operação integrada

A LDC já utiliza o terminal intermodal de Pederneiras há quase 20 anos para o transporte de grãos, conectando os fluxos hidroviário e ferroviário. Com o início da operação do açúcar, será possível ampliar o uso diário de composições ferroviárias com 80 vagões, otimizando os custos logísticos e aumentando a eficiência do transporte ao Porto de Santos.

Conclusão prevista para 2025
O novo terminal deve ser concluído em meados de 2025. A LDC espera que a ampliação da infraestrutura logística contribua para o aumento de sua competitividade, maior participação de mercado na região produtora do Centro-Sul e expansão dos volumes comercializados.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar