Em setembro de 2024, a VLI estabeleceu um recorde ao embarcar 70,1 mil toneladas de açúcar VHP em uma única operação no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam). Esse carregamento, direcionado ao mercado asiático, representa o maior volume de açúcar transportado pela companhia em uma única embarcação, realizado entre os dias 19 e 22 daquele mês.
Nicolas Szwako, diretor de Operações do Corredor Sudeste da VLI, destaca o papel da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) nessa conquista. “A FCA possibilita soluções logísticas multimodais que trazem agilidade, eficiência e segurança à movimentação do açúcar captado em estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo, fortalecendo as exportações brasileiras e gerando valor para nossos clientes”, comenta o executivo.
A VLI também alcançou recordes de movimentação de açúcar na safra 2023/2024, com 6,1 milhões de toneladas transportadas por ferrovias e 5,1 milhões de toneladas movimentadas no Tiplam, um aumento de 24% e 28%, respectivamente, em relação à safra anterior.
Corredor Sudeste da FCA
O Corredor Sudeste da FCA é um sistema logístico estratégico, que conecta o Tiplam a regiões de grande produção agrícola e mineral, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal. Além de movimentar açúcar, grãos e fertilizantes, o corredor conta com terminais integradores em Uberaba (MG) e Guará (SP), que facilitam o transbordo para o modal ferroviário. A operação 100% ferroviária reduz as emissões de CO₂, gerando impacto positivo no trânsito e na qualidade ambiental da Baixada Santista, sendo até nove vezes mais sustentável que o transporte rodoviário.