A Hidrovias do Brasil e a Rumo comemoram o início de uma parceria para o transporte de fertilizantes em Santos (SP). Em resposta à crescente demanda do mercado brasileiro, estimada em US$ 35,78 bilhões em 2024 e prevista para atingir US$ 49,68 bilhões até 2030, segundo pesquisa da Mordor Intelligence, as duas empresas uniram forças para superar desafios logísticos, tributários e tecnológicos.
O projeto, fundamentado em um conceito inovador da Hidrovias do Brasil, otimiza o frete ferroviário e a eficiência logística. Esta operação pioneira no transporte de fertilizantes será realizada na margem direita do Porto de Santos, integrando o terminal portuário STS20 ao transporte ferroviário. Estima-se um volume anual de aproximadamente 500 mil toneladas de fertilizantes, com uma média de 20 vagões por dia.
Atualmente, o Brasil destaca-se como o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes, responsável por cerca de 8% do consumo global, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. O crescimento da demanda nacional, superando a oferta, tem sido suprido por importações.
"A velocidade do crescimento da demanda brasileira por fertilizantes tem desafiado a infraestrutura logística e exigiu uma solução inovadora para garantir eficiência no atendimento aos nossos clientes. Este projeto reforça nosso compromisso com a excelência logística e posiciona Santos como um polo estratégico para o setor, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da região", destaca Ricardo Cerqueira, Diretor da Operação Santos da Hidrovias do Brasil.
Além de atender às necessidades dos clientes existentes, a nova operação promete diversificar a atuação da Hidrovias do Brasil em Santos, gerando novas oportunidades de emprego e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
A expansão ferroviária realizada pela Rumo no Porto de Santos é estratégica. Os investimentos visam melhorar a eficiência operacional para o escoamento de grãos e o abastecimento de fertilizantes para o agronegócio do Centro-Oeste. "A nossa parceria com a Hidrovias do Brasil reforça a excelência no atendimento ao agro, que se beneficia cada vez mais com o retorno dos vagões carregados com fertilizantes", explica Fabio Henkes, diretor Comercial da Rumo.
Além disso, a movimentação de fertilizantes por trilhos contribui para a descarbonização da matriz de transporte, evitando a emissão de mais de 63 mil toneladas de CO2. Esta iniciativa também está alinhada ao Plano Nacional de Fertilizantes, promovendo vantagens competitivas para o país e induzindo o aumento da produção agrícola.