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Moove contribui para redução de emissão de CO2 em locomotivas da Rumo

Estudo garantiu menor consumo de lubrificantes e menos intervenções humanas nas máquinas
Por Redação em 7 de dezembro de 2022 às 13h30

A Moove, empresa global de lubrificantes e óleos básicos, responsável por fabricar e comercializar os lubrificantes Mobil no Brasil, promoveu, dentro da operadora de logística ferroviária Rumoum estudo que garantiu redução de mais de 1.500 toneladas de emissão de CO2 por ano.

A iniciativa levou à diminuição do uso de óleo lubrificante na frota ferroviária da Rumo. Foram 556.443 litros de lubrificantes que deixaram de ser consumidos pela companhia entre maio de 2021 e abril de 2022, mantendo a eficiência da frota, sem desgaste dos motores e gerando uma economia de cerca de R$ 5,9 milhões para a Rumo.

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Os lubrificantes até então utilizados nas operações de ferrovias no Brasil eram do tipo monoviscoso, de uma geração tecnológica da década de 1980. Os especialistas da Moove sugeriram a realização de um teste, trocando para o Mobil Diol 9 RF 20W-40, um lubrificante multiviscoso, com o objetivo de reduzir o consumo de lubrificante e de combustível.

Inicialmente, foi realizado um estudo com 18 locomotivas novas da Rumo. Dessas, metade permaneceu utilizando o óleo da geração antiga e a outra metade passou a utilizar o novo lubrificante. Em determinado momento houve uma troca. A economia se comprovou nos dois momentos, obtendo uma redução de 42% no consumo de lubrificante de reposição e estatisticamente ficou comprovada a redução de 1% no consumo de combustível.

Posteriormente, toda a frota norte da Rumo, que conta com quase 500 locomotivas, passou a utilizar o lubrificante multiviscoso. Nesse momento, o desempenho do novo lubrificante passou a ser avaliado na frota inteira e não somente em máquinas novas e foi comprovada uma redução de 46% no consumo de lubrificante de reposição.

Fabio Afonso, gerente executivo Industrial da Moove, destaca que existem dois tipos de consumo de lubrificantes nas máquinas. “O primeiro deles é a troca, quando você esgota o óleo usado para colocar o novo. Esse processo acontece em função do tempo, do fim da vida útil do lubrificante ou numa eventual contaminação do óleo. O segundo é a reposição do óleo que vai sendo consumido durante a operação. O nível vai baixando e é feita a reposição do lubrificante”, explica. 

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Ele destaca ainda que foram acompanhadas outras informações, como os dados de proteção do motor. “O lubrificante era analisado de tempos em tempos e ficou comprovado que a tecnologia do lubrificante Mobil Diol 9 RF 20W-40, com menor consumo, seguiu protegendo os motores da mesma forma que o óleo antigo. Portanto, não foi prejudicada a condição de proteção dos motores”, complementa, destacando ainda que outro impacto positivo gerado pelo estudo foi a redução da interação humana com o equipamento. “Reduzindo a quantidade de vezes que os colaboradores precisam ir até um motor para fazer a operação de reposição de nível, evitamos mais de 3.000 intervenções humanas na máquina”. 

Segundo o diretor de Material Rodante da Rumo, Marcus Jorge, a iniciativa é pioneira no país. “A Rumo é a primeira concessionária ferroviária do Brasil a utilizar um óleo multiviscoso em larga escala e com sucesso. É um pioneirismo no setor ferroviário”, afirma. 

Todos os testes em campo foram feitos pela equipe de engenharia da Rumo, que atuou em conjunto com os engenheiros da Moove. O novo óleo também exige menos manutenção nos motores das locomotivas, pois tem melhor nível de lubrificação que os óleos anteriormente usados. Durante o período de testes foram feitas 990 análises do novo óleo.

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