O Terminal Integrador de Araguari (MG), pertencente à VLI, recebeu o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, na última segunda-feira, dia 10 de outubro, para participar da celebração de entrega da nova frota de 215 vagões da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) especialmente desenvolvidos para o escoamento de celulose solúvel.
Os vagões são destinados ao transporte da produção da fábrica da LD Celulose, no Triângulo Mineiro, em direção ao sistema portuário do Espírito Santo. Com duração de 30 anos, o contrato entre VLI e LD foi firmado em 2021 e prevê investimentos totais de R$ 400 milhões por parte da VLI, incluindo também a aquisição de nove locomotivas.
“A operação conjunta com a LD Celulose é um exemplo do foco do nosso time em cocriar soluções com nossos clientes, gerando ainda mais eficiência ao transporte de cargas pelo sistema integrado da VLI. Com essa operação, há o estímulo à indústria ferroviária nacional, ao transporte sustentável pelo modal ferroviário e ao aumento da movimentação portuária no Espírito Santo. É a FCA crescendo e contribuindo para o desenvolvimento do país”, destacou o presidente da VLI, Ernesto Pousada.
A operação de transporte de celulose solúvel teve início neste ano, permitindo levar o material produzido em Indianópolis (MG), a cerca de 60 km de Araguari, até o Espírito Santo, de onde é exportado após percorrer uma distância de aproximadamente 1.400 km, 100% por ferrovia. Os vagões foram desenvolvidos na fábrica da Randon, em Araraquara (SP).