A operadora logística Multitex ampliou o Terminal de Floriano, localizado no distrito de Barra Mansa (RJ), com a construção de uma nova área coberta de 3,5 mil m². Com a expansão, a área útil total do terminal foi duplicada, saltando de 3 mil para 6 mil m². Os valores investidos não foram divulgados.
Assim, a Multitex, em parceria com a MRS, passou a disponibilizar uma nova opção para o transporte ferroviário de contêineres para as empresas do sul fluminense. Atualmente o terminal opera, principalmente, cargas dos setores automotivo e siderúrgico. Com a reforma, todos os tipos de cargas em contêineres podem ser transportadas pela ferrovia por meio do terminal.
Antes das obras, era possível operar com 14 vagões no Terminal de Floriano. Agora, a estrutura comporta aproximadamente 70 vagões. “Isso representa um ganho de capacidade imenso para nós e para os nossos clientes”, explica o gerente de Logística e Soluções Intermodais da MRS, Magela Titoneli. “Quanto mais vagões conseguimos operar ao mesmo tempo no terminal, menor é a necessidade de áreas de estoque, maior é a nossa eficiência e, naturalmente, conseguimos imprimir uma fluidez maior à operação ferroviária.”
Além da nova área coberta, uma série de melhorias para o transporte de produtos siderúrgicos, que exigem cuidados especiais, foi promovida. “Contar com uma área protegida é muito importante para podermos operar com cargas siderúrgicas especiais, como laminados a frio”, analisa Luiz Armando Carneiro, presidente da Multitex Logística.
De acordo com a MRS, a nova estrutura do terminal já está viabilizando a prospecção de novos transportes de produtos siderúrgicos com potencial de mais de 150 mil toneladas por ano, que possuem como destino a região de Resende, Porto Real, Barra Mansa e, naturalmente, todo o sul fluminense. Os fluxos ferroviários mais comuns realizados em parceria com o terminal são da região sul fluminense para os portos do estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.