A partir do primeiro semestre de 2025, o Rio Tocantins voltará a ser navegável para transporte comercial e de passageiros no trecho entre sua foz e Marabá (PA). O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), emitiu as licenças de operação das eclusas de Tucuruí, permitindo a reabertura dessa rota hidroviária.
Segundo Flávio Acatauassú, diretor-presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), a retomada da navegação no Tocantins representa uma oportunidade para o transporte de cargas e deslocamento de passageiros. Empresas já manifestaram interesse em utilizar o corredor logístico para movimentar grãos, especialmente soja, provenientes de Mato Grosso e Tocantins durante o período de cheia, de janeiro a junho, mesmo antes das obras de dragagem e derrocamento planejadas.
A nova rota deve ampliar o potencial de movimentação do Arco Norte, que atualmente conta com uma capacidade instalada de 52 milhões de toneladas e tem projeção de atingir 100 milhões de toneladas nos próximos cinco anos. Esse avanço reflete a crescente eficiência dos portos da região amazônica, com investimentos em inovação e sustentabilidade para atender às demandas logísticas.