Ibovespa
127.994,67 pts
(0,18%)
Dólar comercial
R$ 5,78
(0,47%)
Dólar turismo
R$ 6,00
(0,50%)
Euro
R$ 6,11
(0,42%)

Santos Brasil desenvolve projeto de transporte fluvial para a Emapa

Transit time para a movimentação de pisos de madeira foi reduzido de sete dias para 60 horas
Por Redação em 31 de julho de 2020 às 9h54

A Santos Brasil e a Emapa, fornecedora de piso de madeira para o mercado americano e cliente do Tecon Vila do Conde, terminal de contêineres da Santos Brasil localizado em Barcarena (PA), desenvolveram uma estratégia para simplificar e agilizar a operação de carga e descarga da madeira exportada pela companhia.

A unidade industrial da Emapa localiza-se em Afuá, cidade de difícil acesso por rodovia, às margens da Bacia do Marajó. A carga, cujo destino é a exportação, precisava ser transportada por balsa até uma estação coletora de contêineres vazios em Belém, onde era realizada a estufagem e depois seguia por rodovia até o Tecon Vila do Conde. No total, o produto demorava sete dias para chegar ao terminal e poder embarcar ao seu destino final.

Santos Brasil desenvolve projeto de transporte fluvial para a Emapa
Divulgação

O projeto de logística fluvial desenvolvido em conjunto pela equipe de inteligência comercial da Santos Brasil e a equipe da Emapa reduziu esse prazo para 60 horas ao utilizar o potencial fluvial da região. Agora, a carga sai da Emapa e vai diretamente para o Tecon Vila do Conde por meio de barcaças que navegam pelos rios que se ligam à Baía do Marajó, um percurso de 494 quilômetros.

Para simplificar a operação, a proposta foi eliminar a parada em Belém e fazer a coleta de contêineres vazios diretamente no Tecon Vila do Conde. Dessa forma, os contêineres vazios chegam ao terminal, são enviados para a unidade da Emapa em Afuá, onde passaram a ser estufados pela equipe da própria madeireira, e retornam cheios diretamente para o Tecon, de onde seguem rumo ao mercado americano.

Além de ganhar tempo, reduzir custos e dar mais segurança para a Emapa, o projeto também contribui com o meio ambiente, ao eliminar os 260 km até então percorridos de caminhão até Belém.

Segundo o diretor Comercial da Santos Brasil, Ricardo Buteri, a multimodalidade faz todo sentido no Norte do Brasil, uma região banhada por diversos rios ligados entre si. “Nosso foco é gerar competitividade aos nossos clientes por meio de soluções customizadas e inteligentes, pautadas por inovação, e a solução desenvolvida para a Emapa está intimamente ligada à geografia da região, reduzindo custos, tempo e recursos naturais”, diz.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar