A Neiva Indústria Aeronáutica, fabricante de aviões pertencente a Embraer, comemora 50 anos com a certificação de tipo recebida do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) para o pulverizador Ipanema movido a álcool. O Ipanema é o primeiro avião de série no mundo a sair de fábrica certificado para voar com este tipo de combustível.
Maurício Botelho, diretor-presidente da Embraer, diz que, com o crescimento que o agronegócio vem apresentando, a Neiva espera vender de 80 a 100 aviões Ipanema por ano com motor a álcool. "É um combustível que custa de três a quatro vezes menos do que a gasolina de aviação".
Líder brasileira no nicho de aviões de pulverização com uma fatia de mercado em torno de 80%, a Neiva já entregou quase 1.000 unidades do Ipanema em mais de 30 anos de produção contínua. Em 2004, a empresa prevê a entrega de 82 aviões, quase o dobro dos 46 produzidos no ano passado.
Com faturamento de US$ 130 milhões de 2000 a 2004, a Neiva tem fábrica em Botucatu e é responsável também pela produção de componentes da família do avião ERJ 145, da família Embraer 170/190 e de partes do Super Tucano, avião de treinamento militar.