O Grupo Lufthansa anunciou, ontem, dia 3 de outubro, a aprovação do Conselho de Supervisão da Deutsche Lufthansa AG para a compra de 12 novas aeronaves destinadas a atender as empresas que formam o grupo, incluindo a divisão de cargas Lufthansa Cargo.
A aquisição abrange dois Airbus A380, um A330-300, quatro A320 e cinco E-195, fabricados pela Embraer. A previsão é de que as aeronaves, com valor estimado em 1,3 bilhão de euros, sejam entregues à Lufthansa a partir de 2012.
“A expansão moderada da frota Lufthansa se dá principalmente pela necessidade de modernização e consolidação da frota europeia. A compra é um passo lógico no sentido de tornar a companhia capaz de usar uma frota moderna, em termos de eficiência de combustível, custos operacionais, ruídos e emissões”, diz Christoph Franz, CEO da Deutsche Lufthansa AG. Em curto prazo, dois Airbus A380 e um Airbus A330-300 serão usados em rotas longas e as aeronaves Embraer serão destinadas às operações regionais da Lufthansa.
O financiamento relativo às aquisições será realizado por meio de fundos líquidos do Grupo Lufthansa e de financiamentos externos. Ao todo, o grupo, que engloba as empresas Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines, BMI, Germanwings, Lufthansa CityLine, Air Dolomiti, Eurowings e Lufthansa Cargo, conta com uma frota de 710 aeronaves, sendo 49 da fabricante brasileira Embraer.