Capacidade operacional diária salta de 16 para 35 toneladas por dia
A TAM Cargo, unidade de cargas da TAM Linhas Aéreas, apresentou, no último dia 15 de outubro, as novas instalações de seu terminal de cargas no Recife. Com área total de 1.800 metros quadrados, a estrutura, localizada no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, foi reformada, ganhou novo layout e equipamentos a fim de dobrar sua capacidade operacional.
Segundo o diretor de Cargas da TAM, Carlos Amodeo, as mudanças se devem ao fato de a região Nordeste ser estratégica para o negócio da companhia. “A infraestrutura do novo terminal permite mais agilidade operacional e qualidade no atendimento aos clientes. Com a melhoria de nosso espaço, estamos mais bem preparados para atender ao aumento da demanda nesse mercado. Nossa capacidade operacional média, que antes era de 16 toneladas diárias, saltou para 35 toneladas por dia”, diz. O executivo lembra, ainda, que, caso haja demanda, o terminal pode suportar uma movimentação diária de até 80 toneladas.
O despacho das encomendas passa a utilizar tecnologia de tracking, que permite à TAM Cargo e ao cliente acompanhar em tempo real os trâmites do transporte. O rastreamento é feito a partir de informações captadas por meio de sistema de leitores ópticos de códigos de barras, que indicam a localização do volume. Esses dados são então transmitidos à rede da empresa com tecnologia wireless e podem ser acessados no site da companhia a partir dos dados do protocolo de conhecimento.
Na área de cargas, o terminal conta, agora, com setor exclusivo para embarques e desembarques, câmara fria para acondicionamento de perecíveis e sala com equipamento de raios X. Um sistema de esteira monitorada e selagem garante a segurança e a autenticidade dos produtos embarcados. A unidade conta com 34 vagas de estacionamento e duas plataformas para caminhões, que permitem maior rapidez na liberação das encomendas transportadas.
Layout
O terminal na capital pernambucana também recebeu atenção quanto ao ambiente. O local, redecorado de acordo com as diretrizes do reposicionamento da marca TAM, é o primeiro a receber o novo padrão de ambientação, que será replicado para outros terminais pelo País. A linha de frente do atendimento passou por ampliação e conta agora com três lojas. Uma delas, para despacho de encomendas, dispõe de sete balcões. Foi criada, também, uma loja para a retirada de volumes e outra para receber as coletas feitas pelos funcionários da TAM Cargo em empresas e domicílios.
Já a área de espera, com nova iluminação, tem um espaço para exposição das embalagens destinadas a cada tipo de serviço oferecido, visando a ajudar o cliente a decidir pela mais adequada às suas necessidades. Funcionários e colaboradores também foram contemplados com a criação de refeitório, biblioteca, salas para treinamento e reuniões.