Nos últimos três anos, a demanda por frete aéreo no comércio eletrônico nas regiões Norte e Nordeste cresceu 76%, destacando-se entre pequenos e médios empreendedores (PMEs) que vendem online. Produtos como moda, beleza, eletroeletrônicos, joias, relógios e tecnologia lideram as categorias mais enviadas, segundo levantamento da plataforma de fretes Melhor Envio, da LWSA.
O estudo revela que, embora o transporte rodoviário ainda predomine no envio de produtos entre os PMEs, o modal aéreo tem ganhado espaço, especialmente nas vendas para regiões mais distantes, como o Norte e o Nordeste. Em 2023, foram registradas 686.027 encomendas enviadas por avião, um aumento significativo em comparação às 501 mil de 2022 e 376,4 mil de 2021, período marcado pela pandemia.
De acordo com Vanessa Bianculli, gerente de Marketing do Melhor Envio, o crescimento do transporte aéreo entre pequenos empreendedores deve continuar acompanhando a expansão do e-commerce, que tem a projeção de movimentar mais de R$ 205 bilhões e crescer 10% em 2024, segundo dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (Abcomm).
“O e-commerce permite que qualquer consumidor adquira um produto de qualquer lugar, mas o custo do frete muitas vezes afasta potenciais compradores. Nosso modelo de intermediação ajuda o empreendedor a oferecer um frete rápido e competitivo, facilitando as vendas para regiões distantes”, explica Bianculli. A plataforma oferece opções de frete aéreo com Latam Cargo e Azul Cargo Express, além de transportadoras rodoviárias como Correios, Loggi e Jadlog.
As regiões Norte e Nordeste, que incluem estados como Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Ceará e Pernambuco, registraram o maior crescimento na demanda por frete aéreo. Em 2023, a utilização desse modal cresceu 24% nessas regiões, com mais de 223 mil encomendas enviadas. Esse aumento é atribuído à redução do tempo de entrega em mais de 50%, impactando positivamente a satisfação dos clientes.
Entre os produtos mais procurados no comércio eletrônico por meio da plataforma, destacam-se itens de moda, que respondem por 24% dos envios tanto no modal aéreo quanto no rodoviário. Outros produtos, como joias, relógios, casa, eletrodomésticos e tecnologia, também têm participação significativa nos envios, refletindo a diversidade de itens comprados pelos consumidores dessas regiões.