A Latam Cargo, unidade de cargas do Grupo Latam Airlines, deu início, no dia 2 de abril, à operação de uma rota cargueira entre a Cidade do México e o Recife. Com um voo por semana, a nova rota é operada por aeronave cargueira do modelo Boeing 767-300F com capacidade para transportar até 55 toneladas.
A nova rota atenderá a demanda brasileira de autopeças, varejo e maquinários. No sentido inverso, saindo do Recife, a aeronave realizará a rota Recife-Viracopos-Miami, ampliando as opções de conectividade para a exportação de produtos brasileiros.
“Seguimos investindo em nossa malha e conectividade com o incremento de nossa frota cargueira e, dessa forma, entregando um produto que reduz tempo e gera valor à cadeia de suprimentos de nossos clientes. Operar essa ligação direta com a capacidade de até 55 toneladas reforça nosso compromisso e cuidado com as necessidades do mercado”, explica Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo no Brasil.
Atualmente, a Latam Cargo realiza transporte em cargueiros e no porão de aeronaves de passageiros para até 136 destinos em 22 países, sendo seis deles exclusivos para o transporte de cargas. No Brasil, atende 43 destinos em todo o país. Ao todo, o Grupo Latam já conta com 13 aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F em sua frota e está avançando no seu projeto global de conversão de dez Boeings 767 de passageiros em cargueiros até 2023, quando totalizará 21 aeronaves Boeing 767-300F. Cada processo de conversão leva aproximadamente cinco meses.
Mais recentemente, a Latam Cargo começou a oferecer aos seus clientes dos mercados internacionais um novo sistema de gerenciamento operacional, o Croamis, desenvolvido pela empresa indiana Wipro. Além de oferecer uma melhor experiência, esse novo sistema abrange todas as funcionalidades do negócio, desde a etapa de planejamento até a cobrança, proporcionando soluções de rastreamento e autoatendimento, com e-booking, e-claims e e-rates. Está prevista a cobertura para os mercados domésticos também neste ano.