A Embraer anuncia que entrou neste mês de março no mercado de transporte de carga aérea com o lançamento das conversões de passageiros para cargueiros dos jatos E190F e E195F (P2F). Os E-Jets cargueiros são projetados para atender às demandas geradas pelo e-commerce e por novas operações de comércio, que exigem entregas ágeis e descentralizadas. Assim, a Embraer está informa que está oferecendo um desempenho operacional para o transporte de carga e a flexibilidade que os jatos de tamanho adequado oferecem.
A conversão completa para cargueiro está disponível para todas as aeronaves E190 e E195, com entrada em serviço prevista para o início de 2024. A Embraer anuncia que enxerga um mercado para aeronaves desta dimensão de aproximadamente 700 aviões ao longo de 20 anos.
A conversão para cargueiro será realizada nas instalações da Embraer no Brasil e inclui porta de carga do convés principal, sistema de movimentação de carga, reforço do piso, barreira de carga rígida (RCB) - Barreira 9G com porta de acesso, sistema de detecção de fumaça no cargueiro, incluindo extintores de classe "E" no compartimento de carga superior e alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento e pressurização, por exemplo), remoção interior e provisões para transporte de materiais perigosos. O E190F pode transportar uma carga útil de 23.600 libras (10.700 quilos) enquanto o E195F pode transportar uma carga útil de 27.100 libras (12.300 quilos).
“Perfeitamente posicionados para preencher a lacuna no mercado entre cargueiros turboélices e jatos narrow-bodies maiores, a nossa conversão de E-Jets P2F chega ao mercado em um momento em que a procura de frete aéreo para carga continua a decolar, e à medida que o comércio eletrônico e o comércio em geral passam por uma transformação global”, afirma o presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer.
Mercado
Essa iniciativa acontece quando a Embraer vislumbra três grandes oportunidades.
A primeira está relacionada às atuais aeronaves de carga de fuselagem estreita, que são antigas, ineficientes, altamente poluentes e estão dentro da janela de reforma ou aposentadoria.
A segunda visa a transformação contínua da intersecção entre comércio, negócios e logística, que levou a uma demanda generalizada e sem precedentes por frete aéreo, sobretudo por entregas no mesmo dia e operações descentralizadas; a missão perfeita para cargueiros do tamanho dos E-Jets.
Para completar, a empresa diz que os primeiros E-Jets que entraram em serviço há cerca de dez ou 15 anos estão saindo de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição durante a próxima década. A conversão completa para carga prolongará a vida útil dos E-Jets mais maduros por mais dez a 15 anos e incentivará a substituição por aeronaves mais eficientes, mais sustentáveis e mais silenciosas.
A companhia informa que as conversões de E-Jets P2F proporcionarão desempenho e economia sem igual. Os E-Jets de carga terão 50% a mais de capacidade de volume e três vezes mais autonomia do que os grandes turboélices de carga e custos de operação até 30% do que os jatos narrowbodies.
“Os E-Jets cargueiros prestarão um serviço rápido, confiável e rentável aos transportadores, prolongarão a vida útil dos E-Jets por mais 10 a 15 anos, e mantendo o valor residual dos E-Jets, criando assim um forte argumento comercial que encoraja a substituição de aviões mais antigos por aviões de passageiros modernos, mais eficientes e menos poluentes”, diz o presidente e CEO, Serviços e Suporte da Embraer, Johann Bordais.
Ainda de acordo com o executivo, com mais de 1.600 E-Jets entregues em todo o mundo, os clientes deste novo segmento de cargueiro se beneficiarão de uma rede de serviços global, madura e bem estabelecida, além de contar com um abrangente portfólio de produtos prontos para apoiar suas operações desde o primeiro dia.