A Latam Cargo anuncia que completou um ano do voo cargueiro direto entre Miami, nos Estados Unidos, e Florianópolis, capital de Santa Catarina, tendo movimentado 650 toneladas na rota nesse período. O fluxo de importação de eletrônicos e fármacos foi o que mais se destacou no período e o volume operacionalizado, de acordo com a Floripa Airport, corresponde a R$ 750 milhões em cargas.
Em um ano, a primeira rota cargueira do estado de Santa Catarina também resultou em 53 voos. No período, sete estados do entorno se beneficiaram com a rota que atendeu, até o momento, 138 diferentes importadores.
A rota é fruto do acordo entre a transportadora aérea e o aeroporto para atender a demanda por este tipo de movimentação na Região Sul. Segundo as companhias, o principal benefício é a agilidade. Isso porque, antes, com conexões em São Paulo ou Curitiba, o trajeto das encomendas levava até 48 horas. Hoje, o voo direto reduziu o tempo total para 12 horas
“Justamente por essa economia de tempo e pela nossa eficiência, tivemos ao longo dos últimos 12 meses cada vez mais adesão de clientes à rota, o que nos permite comemorar esses bons resultados. Neste primeiro ano, fomos capazes de operar o voo com 90% de pontualidade e 100% de regularidade, ou seja, sem nenhum voo cancelado”, conta o diretor da Latam Cargo Brasil, Otávio Meneguette.
Já o CEO da Zurich Airport Brasil – que administra o aeroporto de Florianópolis –, Ricardo Gesse, diz que neste um ano a rota foi consolidada, quebrando o paradigma da impossibilidade de Santa Catarina ter um voo cargueiro e, consequentemente, do pouso de aeronaves de grande porte. “O segmento de eletrônico é o principal mercado deste voo, mas acreditamos no potencial de ampliação para as áreas de fármaco e metal mecânico. Continuaremos empenhados no crescimento deste negócio.”
Atualmente, a rota cargueira entre Miami e Florianópolis é operada uma vez por semana utilizando um Boeing 767-300F. Com o resultado do investimento realizado ainda no auge da pandemia, a Latam Cargo informa que avalia uma possível expansão de oferta para atender a demanda deste tipo de operação na capital catarinense e região.