A Latam Cargo realizou, na última semana, o transporte de uma fêmea de onça de Marabá (PA) para São Paulo. Nascida no Parque Zoobotânico Vale, em Parauapebas (PA), a onça batizada de Sheilla é uma variação de diferente coloração da onça-pintada. O objetivo da viagem é o acasalamento com um macho da mesma espécie, batizado de Pantanal, que vive sozinho sob os cuidados do Parque Ecológico Municipal de Americana (SP).
A onça-pintada é o maior felino das Américas e está sob ameaça de extinção em diversos países. A operação faz parte do Programa Avião Solidário, no qual a Latam auxilia, de forma gratuita, o transporte de pessoas, animais e cargas em situações emergenciais envolvendo saúde, preservação ambiental e desastres naturais. Em dez anos de história, o programa já ajudou mais de 4.500 animais em risco.
“Esse encontro da Sheilla com o macho Pantanal faz parte de um conjunto de ações de extrema importância feitas pelos zoológicos para manter indivíduos da mesma espécie para a formação de casais e, assim, contribuir para a reprodução e conservação de espécies ameaçadas, como a onça-pintada, símbolo da fauna brasileira”, explica Tarcísio Rodrigues, biólogo do Parque Zoobotânico Vale.
“Há poucos dias, o parque ecológico em Americana tomou conhecimento da nossa expertise nesse tipo de transporte e que o realizamos gratuitamente, em prol da preservação ambiental. Em pouco tempo, elaboramos o planejamento logístico necessário e colocamos em ação mais um transporte aéreo solidário. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história”, afirma Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo no Brasil.
Para esse tipo de transporte, a companhia utiliza toda a sua experiência logística e a malha aérea da própria Latam Brasil. O animal foi transportado com todo cuidado e segurança, acomodado em parte do porão de cargas da aeronave exclusivamente reservada para essa operação. O objetivo é assegurar ao animal o máximo conforto possível e reduzir o seu estresse durante a viagem.