O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina (PR), recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O documento, que foi publicado no último dia 12 de novembro no Diário Oficial da União, atesta a capacidade operacional do terminal paranaense e seu funcionamento de acordo com parâmetros de segurança e excelência estabelecidos pelos órgãos da aviação civil nacional e internacionais.
O certificado de aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da Anac. As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.
A superintendente do aeroporto, Sandra Aparecida Oliveira, diz que a conquista é um marco importante e é o resultado de um trabalho de longa data que teve o comprometimento de toda a equipe, bem como das companhias aéreas e concessionários. “Com a certificação, o Aeroporto de Londrina reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade das operações aeroportuárias”, diz.
O terminal, que foca em operações de negócios, está localizado a 3,4 km do centro da cidade. Atualmente, operam regularmente no terminal três companhias aéreas – Latam, Gol e Azul.