O terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), registrou, no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 125% na tonelagem movimentada em relação às cargas processadas no mesmo período de 2017. Entre janeiro e março, foram 12,8 toneladas, ante 5,7 t contabilizadas nos três primeiros meses do ano passado. O destaque foi para o setor de importações, que respondeu por mais de 95% do total da movimentação.
O superintendente do aeroporto, Luciano Porfírio de Oliveira Segura, destaca que é fundamental manter uma infraestrutura pronta para receber mais demandas, possibilitando um crescimento ainda maior no movimento operacional do setor internacional. “Observar o crescimento da nossa atividade de importação é bastante satisfatório, e estamos buscando impulsionar ainda mais os resultados por meio das visitas aos clientes, da divulgação dos serviços que oferecemos em nosso terminal alfandegado e da qualidade dos serviços prestados”, diz.
Os principais volumes importados a partir do teca cuiabano são aeronaves, equipamentos de pesquisa e peças de aeronave. Na exportação, os destaques são cargas de couro de jacaré e gelatina.
“O primeiro trimestre de 2018 representou o melhor resultado na importação em volumes e tonelagem para o período desde 2015”, ressalta o coordenador de Negócios em Logística de Carga do aeroporto, Oéd Ferraz. O executivo completa dizendo que a expectativa é continuar crescendo em todos os segmentos nos próximos meses, acompanhando a retomada do crescimento econômico do País.