O novo projeto de automação da Transportadora Americana (TA) está próximo de sua finalização. Iniciado em 2012, o sistema é voltado à inteligência da operação e tem sido gradativamente inserido em todas as filiais. A previsão é que até meados de agosto todas as unidades remanescentes, em Vitória, Porto Alegre e Presidente Prudente (SP), já estejam funcionando sob os novos procedimentos.
A iniciativa visa melhorar o desenvolvimento de todas as etapas, da coleta até a entrega final. Um dos passos iniciais foi redesenhar as fases de conferência ao exigir uma nova formatação de todo o fluxo que a carga percorre ao ser coletada.
O sistema agora conta com conferência eletrônica, além de paletes e contêineres com códigos de barras, o que evita retrabalhos e perda de produtividade. “A carga segue um fluxo altamente rigoroso, com checagem de destino e conteúdo desde o momento da coleta, na transferência, na distribuição dos paletes e no caminhão”, diz Dalton Vecchini, gerente de Tecnologia.
A empresa também planeja introduzir o novo sistema nas filiais terceirizadas. A previsão é que sete delas se adaptem ao projeto até setembro deste ano.