A HTS Brasil (Hi-Tech Solutions), empresa pertencente ao Ergos Group e braço da israelense HTS, especialista em tecnologia para reconhecimento de dados, anunciou o término, na semana passada, da implantação do sistema OCR (Optical Character Recognition) no terminal da Libra, no Porto de Santos (SP).
Com a tecnologia de reconhecimento de caracteres instalada nos 13 gates do terminal, o fluxo de caminhões e contêineres será controlado em tempo real sem intervenção humana. O sistema funciona com sensores e câmeras que captam as informações com o veículo em movimento, possibilitando o reconhecimento da placa do caminhão e do número do contêiner. De acordo com a HTS Brasil, o nível de assertividade do processo é de 95%.
O diretor de Operações da empresa, Paulo Vaz, conta que a instalação da tecnologia para a Libra, que durou 90 dias, foi desafiadora, pois precisou ser realizada com o terminal em pleno funcionamento. “Além disso, tivemos que equacionar as restrições de espaço físico, pois os terminais já existentes, como o da Libra, não foram desenhados para operar com este tipo de solução”, completou o executivo.
De acordo com a HTS Brasil, o empenho e envolvimento da equipe de TI da Libra foi fundamental para o sucesso do projeto, que tem como objetivo tornar o terminal tão eficiente tecnologicamente quanto os principais terminais de carga do mundo. Ainda no mês de setembro, o gerente de TI da Libra Terminais, Wagner Pereira, acompanha o vice-presidente da HTS Brasil, Maxwell Rodrigues, em uma visita ao Porto de Rotterdam, na Holanda, para conhecer outras tecnologias e sistemas de automação aplicados pela HTS internacional.