O Porto Chibatão (AM), anunciou o início das operações, na última semana, do primeiro dos quatro sistemas de reconhecimento óptico de caracteres (OCR, na sigla em inglês para Optical Character Recognition) em fase de instalação nos portões de acesso do terminal.
Com a utilização da nova tecnologia, que identifica placas de veículos, números de contêineres, estado de conservação externa da carga e identidade do motorista, além de licenças e autorizações para o transporte, o tempo de entrada de caminhões no porto deve ser reduzido pela metade, de acordo com o terminal.
“Todos os dados coletados serão transferidos online para o sistema do porto e da Receita Federal, permitindo mais controle, segurança e acompanhamento dos órgãos públicos, de nossos clientes e da própria companhia sobre todo o processo”, explica o administrador do Porto Chibatão, Jhony Fidelis.
O terminal amazonense investiu cerca de R$ 3,5 milhões em recursos próprios no projeto. Com 70% de conclusão, a previsão é que os quatro portões, que medem sete metros de altura, entrem em operação na primeira quinzena de setembro.
A implantação do sistema OCR faz parte do programa de modernização e ampliação do terminal, que totaliza mais de R$ 80 milhões investidos em 2012. Os aportes foram direcionados para projetos como a ampliação da área útil (hoje de 1,2 milhão de m²) e a aquisição de seis guindastes RTGs.