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Lançada licitação do VTMIS para o Porto de Santos

Ferramenta possibilitará o monitoramento e o gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio
Por Redação em 15 de maio de 2013 às 10h43

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, anunciou, na última sexta-feira, 10 de maio, o lançamento da licitação do Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações para o Porto de Santos (SP). O Vessel Traffic Management Information System (VTMIS) possibilitará o monitoramento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do porto. Além disso, contribuirá para a segurança da navegação no estuário. O edital foi publicado na edição de ontem, 13 de maio, do Diário Oficial da União (DOU).

A iniciativa dá sequência às ações do Projeto de Inteligência Logística Portuária juntamente com o Porto Sem Papel (PSP) e Porto 24 horas, ambos em funcionamento. O processo licitatório será conduzido pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Autoridade Portuária de Santos e administradora do complexo, vinculada à Secretaria de Portos.

Ferramenta

O VTMIS é um sistema de auxílio, controle e monitoramento do tráfego de embarcações na área do porto e em suas imediações. Sua utilização permitirá o aprimoramento operacional das atividades de acesso marítimo aos portos, possibilitando ganhos de capacidade e redução dos congestionamentos e, consequentemente, do tempo de espera dos navios com uma gestão mais eficiente do tráfego das embarcações.

A tecnologia será composta de quatro pontos de monitoramento, que coletarão dados sobre a localização e movimentação de embarcações e abastecerão o Centro de Controle do VTMIS. Esta central de processamento e supervisão de dados também abrigará a central de comunicação com as embarcações, executada por meio de sistema de rádio VHF marítimo.

O sistema contará com radar, câmera inteligente de longo alcance e sistema de identificação automática por meio de transponder AIS (Automatic Identification System), além de sensores meteorológicos. O radar, além de auxiliar a navegação, complementará o AIS na detecção de embarcações menores ou outras que não emitam sinais de transponder.

O AIS e o radar ajudarão a câmera inteligente a focar em embarcações monitoradas. Continuamente, sensores meteorológicos coletarão dados climáticos e de visibilidade nas vias de navegação do Porto de Santos, instalados em uma estação meteo-oceanográfica. A estação coletará dados sobre o clima e movimentos de maré com o auxílio de dois marégrafos. Assim, os operadores da central poderão estimar, de forma precisa, a profundidade dos berços, auxiliando a atracação de navios.

A gestão ambiental do Porto de Santos também será beneficiada com dados coletados pela estação meteo-oceanográfica. Essas informações permitirão que a Codesp assegure o atendimento às obrigações da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Hídrica causada por embarcações (MARPOL) na área do Porto Organizado.

A instalação onde será implantado o Centro de Controle localiza-se na antiga Ponte de Inspeção Naval, na Ponta da Praia. Os pontos de monitoramento deverão ser instalados na Ilha da Moela, na Ponta de Itaipu, na região de Conceiçãozinha e na Ilha Barnabé.

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