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Zebra implanta sistema de rastreamento e identificação na Braspress

Por Redação em 6 de outubro de 2004 às 16h42 (atualizado em 02/05/2011 às 15h31)

     A B.T.I. Braspress, empresa que atua há 27 anos na distribuição de encomendas urgentes, escolheu a Zebra Technologies – desenvolvedora de soluções de impressão para otimização empresarial – para aprimorar seu processo de identificação e rastreabilidade de mercadorias. A Braspress possui 63 filiais próprias e sete parceiros operacionais, realiza em média 500 mil entregas por mês, o que corresponde a 12 mil toneladas/mês de movimentação. São 2.700 coletas e duas mil entregas de encomendas diversas, como autopeças, cosméticos, calçados e confecções, entre outras. Na operação, é utilizado um total de 685 veículos próprios e 450 agregados.

     Com essa estrutura, a empresa pretende reduzir ao máximo o contato manual para evitar extravios e aumentar o volume de encomendas atendidas sem atrasar o horário de entrega. Daí a necessidade de implementar um processo automatizado que substitua a identificação manual das encomendas. O diretor Operacional da Braspress, Luiz Carlos Lopes, informa que a empresa optou pela Zebra pois as impressoras da marca atendem às necessidades de produtividade e de flexibilidade para criar etiquetas com os dados necessários à completa identificação das encomendas, eliminando etapas de conferência.

Zebra implanta sistema de rastreamento e identificação na Braspress

A implantação

     Responsável por 60% das mercadorias expedidas, o Terminal de Movimentação de São Paulo foi o primeiro a passar pela implementação da solução de identificação de encomendas da Braspress. No local, foram instalados 13 módulos de pressão com os modelos Stripe 600 da Zebra, que atendem três docas cada. O Stripe 600 se aplica à etiquetagem de produtos de entrada, emissão de etiquetas de identificação na expedição e controle de volumes. O modelo possui 2 MB de memória, imprime código de barras e oferece gratuitamente um software para conectividade de design personalizado de etiquetas. E, para imprimir as etiquetas de encomendas pendentes, a Braspress optou pelo modelo TLP2844, da Zebra.

     No Terminal de São Paulo, a empresa conseguiu manter o horário das entregas com crescimento de 20% em cargas movimentadas. As experiências nos terminais de Campinas (SP) e Rio de Janeiro resultaram na redução do tempo da operação em 30%. O processo, que antes demorava seis horas, atualmente é feito em quatro horas. O modelo anterior era composto por sete conferências, hoje se realizam apenas três. Todas as informações são centralizados em um banco de dados Oracle e gerenciadas pelo Datapress, desenvolvido pela própria Braspress. "Além de atender às demandas técnicas do sistema, os produtos Zebra oferecem facilidade de operação pelos profissionais das docas", comenta Luiz Carlos Lopes.

www.braspress.com.br
www.zebra.com

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